sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A inteligência emocional nas crianças


O sucesso de uma vida adulta depende em larga medida das competências emocionais adquiridas durante os primeiros anos de vida e na adolescência. As crianças de hoje desenham em si mesmas o futuro das suas vidas, através das experiências que vivem e da forma como aprendem a lidar com elas.

Para os pais é importante que os seus filhos cresçam saudáveis, com sucesso escolar e mantenham um relacionamento equilibrado e positivo com o mundo que os rodeia.

Cada criança tem, em si, um potencial enorme que pode ou não ser estimulado de acordo com a capacidade que tem de se abrir e expressar de forma segura e confiante.

Desenvolver a inteligência emocional das crianças permite que elas cresçam com respeito por si mesmas e pelos outros, expandam a sua criatividade e inteligência, descobrindo e utilizando os seus melhores recursos emocionais. São estes valiosos apoios que facilitarão a aquisição de conhecimentos e a integração das experiências que vão vivendo, num modelo alinhado e feliz.

Criar a ponte essencial entre o pensar e o sentir pode actuar como alavanca de estabilidade e auto-confiança que desenhará as suas atitudes e escolhas na direcção do seu sucesso e bem-estar.

É durante a infância que a criança adquire modelos de resposta às várias situações com que se depara. Sendo que esta fase constitui um período de descoberta e de aprendizado que determinará a percepção das suas próprias possibilidades e capacidades, torna-se vital ensiná-la a conhecer os seus pontos de equilíbrio e a mantê-los em períodos de stress e instabilidade.

As emoções facilitam ou dificultam os aspectos cognitivos. A capacidade de apreensão e integração dos conhecimentos fica altamente comprometida se não houver uma boa inteligência emocional. O desempenho escolar, a motivação, o relacionamento com os outros, a auto-estima, a percepção da vida e do seu papel no mundo são aspectos que estão condicionados pela forma como a criança aprendeu a lidar com as suas emoções.

O sucesso escolar depende, em boa medida, da capacidade de concentração e de atenção que a criança possui. Uma fraca inteligência emocional pode impedir que estas qualidades tão essenciais possam estar presentes de forma contínua e natural.

Na relação com os outros, a sua capacidade de dar e receber, de aceitar e respeitar, a confiança no mundo e em si mesma, a capacidade de empatia e assertividade definirá o modelo de relacionamento que desenvolverá e tenderá a repetir ao longo da vida, mesmo quando já adulta.

Está na hora de desmistificar a ideia de que a inteligência emocional é um palavrão complicado e desnecessário na educação das suas crianças. Todos os seres humanos são condicionados pela fraca ou forte inteligência emocional que tenham desenvolvido ao longo da vida, mas sobretudo, nos primeiros anos de vida.

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